sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Por enquanto eu sou pequeno

Por enquanto eu sou pequeno,
muita coisa eu não sei.
Eu só sei que estou gostando
deste mundo onde eu cheguei.

Não me apressem, por favor,
sei que ainda não cresci.
Mas vejam que eu estou tentando,
me esperem que eu chego aí.

Pedro Bandeira

   Este poema veio na agendinha da escola do Vitor, desejando Feliz Dia das Crianças.
   Adorei quando li, mas quando li pela segunda vez, gostei mais ainda da mensagem que está por trás destas poucas e simples palavras. Quantas vezes nós tratamos nossos filhos como pequenos adultos, quanta vezes esperamos que tenham atitude de "gente grande" sem nem lembrar que para uma criança as coisas são relativamente mais fáceis do que para um adulto cheio de complicações e convenções sociais?
   Quantas vezes já vi mães que colocam saia em menininhas e ficam depois o tempo inteiro falando que ela tem que se comportar como uma mocinha. Se formos colocar na ponta do lápis quanto tempo de nossas vidas passamos como criança? Uns 12 anos, menos talvez, uns 10 anos... e depois todo o restante da vida teremos de nos comportar como "mocinhos", então vamos aproveitar com nossas crianças essa época.
   Você se lembra de quando seu filho nasceu? Indefeso, pequenino, parecia que nunca ele iria crescer, mas, mais rápido do que você poderia imaginar ele já estava engatinhando, depois andando e falando e depois fazendo a maior sorte de perguntas impossíveis de serem imaginadas... pois é eles crescem, e rápido demais, então vamos deixá-los ser crianças enquanto podem.
   Eu não reclamaria de mais alguns anos para curtir as férias no interior, na casa da minha avó. Mas esse tempo, não volta mais, e eu tenho a felicidade de tê-lo vivido. Espero que meus filhos também possam se lembrar de suas infâncias da forma como me lembro da minha...com felicidade e saudade do que nunca mais será igual!

Nenhum comentário:

Postar um comentário