segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Aprendendo com o Papai


   Não sou a favor da igualdade dos sexos. Calma meninas, me deixem explicar, na verdade acho que não existe igualdade, simplesmente fomos feitos para sermos diferentes, e devemos nos valer dessas diferenças para crescer. 
   É fato que um homem nunca vai saber diferenciar a cor salmão da cor laranja, mas a cor não vai ser menos vívida para eles de qualquer forma, pois eles simplesmente estão acostumados a simplificar. E cá entre nós, será que nós, mães, esposas, amantes, profissionais, donas de casa, e mais alguma coisa nas horas vagas, não devemos aprender com eles a simplificar?
   Meu filho ainda dorme de fraldas, tem três anos e meio, e durante o dia anda só de cuequinha, mas para dormir ele ainda não está pronto. Já conversei com a pediatra dele que me disse para não me preocupar que cada um tem seu ritmo e sua hora. No entanto, quem é mãe sabe que os outros sempre têm um bom conselho para dar, ou uma pergunta que sem querer (querendo) constrange. 
   Recebemos uma visita outro dia, era sábado pela manhã e meu filho ainda estava de pijamas, consequentemente de fraldas. Não teve outra e a pergunta foi feita: “Quando que vocês vão tirar as fraldas desse menino?”. Eu como boa mãe, já pensei em mil explicações diferentes, falar da conversa com a pediatra, passar por uma pequena explicação sobre a fase anal descrita em psicologia, falar de assuntos fisiológicos sobre o aumento de volume da urina no inverno devido à falta de suor, e chegar à explicação prática de que aqui em casa no inverno a roupa não seca bem eu não poderia me dar ao luxo de ficar sem os lençóis secos para trocar na cama. Quando meu marido do alto de sua praticidade masculina respondeu: “No verão.”
   O assunto acabou na hora, passamos à outra conversa, sem duelos de ideologia e sem mal-estar.  Neste dia fiquei pensando que tenho muito a aprender com o papai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário