sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Receita




   Essa receita me foi passada por minha madrinha de Crisma, que faz muito tempo que não vejo por circunstâncias da vida, mas saiba se você chegar à ler que está sempre em minha lembrança...

   Mas voltando à receita, ela fazia essa massa para esfiha fechada, e eu comecei fazer assim também, mas depois de um tempo, comecei testar e descobri uma massa extremamente versátil, e fácil de fazer. Para você ter uma ideia, as fotos acima foram tiradas no mesmo dia, fiz enroladinho de presunto e queijo e com uma parte da massa fiz um pão recheado de goiabada.

   Sem mais enrolação, vamos à receita:

Ingredientes:

50 g Fermento Biológico
1 copo de Leite Morno
1 copo de Água Morna
1/2 copo de Óleo
1 colher de sopa de Açúcar
1 pitada de Sal
1kg de Farinha de Trigo

Modo de Fazer

   Antes de mais nada, junte em uma panela o leite, a água e o óleo, e coloque para aquecer. É muito importante não aquecer demais senão você "mata" o fermento e sua massa não cresce, a temperatura ideal é onde você coloca seu dedo (depois de lavar, pelo amor de Deus!) e sente que a temperatura do líquido está apenas aquecida, sem ferver. Se o dia estiver muito frio (principalmente para os moradores de Santo André já que frio e Salto não cabem na mesma frase...) pode aquecer um pouco mais, mas cuidado que é só um pouco mais.

   Em uma tigela grande, coloque o fermento e a colher de açúcar e mexa até dissolver o fermento, junte os líquidos que você já aqueceu anteriormente e misture a esse fermento, coloque o sal e comece a colocar a farinha aos poucos.

   Quando a mistura começar ficar difícil de ser misturada com colher, não tem jeito, tem que por a mão na massa, vire em uma superfície limpa e enfarinhada. Comece agregar aos poucos mais farinha na massa, mas com cuidado para não colocar demais, geralmente uso um pouquinho menos de um quilo, depende do dia, da temperatura e da farinha.

  O melhor dessa massa é que você não precisa esperar crescer, já pode começar manuseá-la para modelar o que quiser, se for fazer salgadinhos, faça bolinhas e depois modele à mão, não precisa abrir a massa com rolo. Se for fazer um pão grande também pode abrir aos poucos com a mão ou o rolo, depende de sua habilidade.
  
   Pela quantidade da massa, recomendo fazer dois pães grandes ou quatro médios, uma boa medida é fazer uma cruz sobre a massa e utilizá-la de guia. Só por curiosidade, eu faço isso pois minha avó Vicentina fazia e benzia nesse momento todo tipo de massa que ela fazia. Até hoje eu também faço isso, depois de amassar a massa e formar uma "bola" faço uma cruz com a ponta da faca e ofereço pra São Benedito, pode ser uma coisa antiga, mas minhas massas costumam sair muito boas, assim como as da minha avó também saiam... se você acreditar não custa nada fazer... no mínimo dividiu a massa e partes iguais para trabalhar... rs

   Algumas idéias do que você pode fazer com essa massa: esfihas dos mais variados recheios, enroladinhos de presunto e queijo, de peito de perú, de salsicha, ou pães com recheios doces ou salgados. Se você for comer quentinho, como é o gosto do pessoal aqui em casa, pode assar sem recheio nenhum e passar uma manteguinha na hora que sair do forno, fica uma delícia...

   Uma dica de recheio de pão muito apreciada aqui em casa:

   Recheio de Linguiça Toscana:

1 kg de Linguiça Toscana
1 Cebola grande
Alho a gosto
Salsinha a gosto
1 colher de sopa de Erva-Doce

Modo de Fazer:

   Tire a pele da linguiça, de preferência descongelada para que ela se solte bem ao fritar em sua própria gordura, depois de frita coloque a cebola picada e espere dourar também. Depois que este dois ingredientes estiverem bem douradinhos coloque o alho picado e a erva-doce (que pode ser de saquinho de chá), refogue um pouco mais e por último adicione a salsinha.

  Agora é só rechear os pães ou esfihas bem originais. Se você achou estranho a erva-doce neste recheio salgado, não deixe de esperimentar colocá-la, pois ela faz toda diferença no recheio, dica de minha avó Therezinha que era a melhor cozinheira do mundo!!! (Bom, pelo menos para mim....rs)

   Nossa agora que percebi que essa receita saiu bem familiar... várias dicas das minhas avós queridas... saudades...


Dica: Se comprar fermento no mercado, ele virá em cubinhos de aproximadamente 15 g. Coloque 4 cubos (60g) que não fará mal para a massa, é melhor do que colocar 3 (45g) e obter uma massa com fermentação insuficiente.

   Bom acho que é isso... se tiverem alguma dúvida me perguntem, ou pelos comentários ou pelo e-mail: escolhiascriancas@gmail.com e aproveitem o final de semana para testar esta receita, garanto que se feita com carinho dará certo e renderá elogios.

Beijinhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário